Yoast SEO – Como ficar primeira página do Google

Uma das maiores vantagens de se usar o WordPress atualmente, é a possibilidade otimizar seus posts e páginas para o Google sem precisar programar nada. Para isso, usamos plugins de otimização de SEO como o Yoast SEO, All in one SEO, SEO Press, Rank Math entre outros.

Nesse artigo, vou mostrar qual é o melhor plugin para fazer o SEO do seu site e como configurá-lo. Não perca!

Qual é o melhor plugin SEO para WordPress?

Para escolher o melhor plugin de SEO, o primeiro passo é entender o que estes plugins fazem. De forma geral, a função de um plugin de SEO é facilitar o seu trabalho de otimização. Mas como assim?

Esses plugins não fazem o milagre de pegar qualquer conteúdo inserido neles e otimizá-lo para o Google, mas eles facilitam o seu trabalho por te mostrar em quais pontos o seu conteúdo pode melhorar e ser otimizado.

Por isso, plugins de SEO que possuem uma interface mais amigável, sem atrapalhar o seu processo de criação e otimização são os ideais, como no caso do Yoast SEO, que possui uma interface que não é invasiva e mostra ao usuário em quais pontos ele pode melhorar o SEO e a legibilidade, sem atrapalhar o processo de criação.

O que é plugin Yoast SEO?

O Yoast SEO foi criado em 2008 e desde sua criação é o plugin n°1 em SEO para WordPress, com mais de 5 milhões de instalações ativas, continua sempre sendo atualizado para se manter em dia com as tendências e algoritmos das redes de pesquisa.

O Yoast SEO é cheio de recursos, feitos para otimizar seu site, os meus favoritos são:

  • Melhorias técnicas automatizadas de SEO.
  • Sitemap XML avançado que facilitam o trabalho do Google de entender a estrutura do seu site.
  • Modelos de título e meta descrição, feitos para nos resultados da pesquisa.
  • Integração com o Schema.org que aumenta sua chance de obter resultados avançados, que ajuda os mecanismos de pesquisa a entender o conteúdo do seu site.

Como instalar o plugin Yoast SEO?

Antes começarmos a configurar o plugin Yoast SEO, precisamos instalar ele, para fazer isso, basta seguir o passo a passo a seguir:

Dentro do seu painel do WordPress, vá em Plugins > Adicionar Novo. Na barra de pesquisa digite Yoast SEO, então clique em instalar agora e depois em ativar.

Pronto! Plugin instalado com sucesso. É fácil e rápido assim!

Como configurar o plugin Yoast SEO?

Agora que já temos o plugin instalado em nosso site, chegou a hora de configurá-lo. E para isso, preparei um tutorial rápido, que pode ser usado como padrão na maioria dos sites, veja só abaixo:

Tempo necessário: 10 minutos

Configurando o Yoast SEO para sites e blogs

  1. Configurando pela primeira vez

    No seu painel WordPress, clique em Yoast SEO e depois, em Geral. Na próxima tela, clique em “Configuração pela primeira vez” e siga preenchendo os dados solicitados pelo assistente de configuração.
    Configurando o Yoast SEO

  2. Gráfico de conhecimento & Schema.org

    Novamente em seu painel WordPress, clique em Yoast SEO, mas dessa vez em Aparência na Pesquisa. Informe se o site representa uma pessoa ou uma empresa, e no campo abaixo digite o nome da pessoa ou empresa, e depois insira uma foto ou logo.configurando o Yoast SEO

  3. Acessando o Sitemap XML

    Volte e clique novamente na aba Geral do Yoast SEO, e na próxima tela, clique na aba Recursos.
    Role a tela até encontrar a opção Sitemaps XML e então clique no ícone de interrogação ao lado dele.
    Uma frase irá aparecer, nela clique em Veja o Sitemap XML, você será direcionado para uma página com os endereços de sitemap do seu site. Copie as URLs que aparecem nesta página e cole em um arquivo de texto ou bloco de notas, as usaremos no próximo passo.Yoast SEO

  4. Editando o robots.txt

    Na sequência, volte para o painel WordPress e clique na aba Yoast SEO, clique em Ferramentas e depois em Editor de arquivo. Caso ainda não tenha um robots.txt, você receberá a opção de criar um, caso já possua um, ele irá aparecer nesta página para ser editado. Basta adicionar dentro dele as URLs que copiamos no passo 3 com o prefixo Sitemap:, como no exemplo abaixo. Depois de editado, clique em Salvar alterações em robots.txtrobots txt

Conclusão

Vimos neste artigo: o que fazem os plugins de SEO, qual o melhor plugin de SEO para WordPress e como configurar o Yoast SEO. O que acha de aprender a otimizar seus posts? Acesse agora nosso post “Como fazer blog post com o melhor S.E.O em 2022!” e aprenda na prática como colocar seus posts na primeira página do Google!

Quer aprender mais sobre SEO? Siga a gente no Instagram e veja mais dicas e tutoriais.

Leonardo Lima

Artigos relacionados