S.E.O Mestre – Aprenda a aparecer de graça no Google | Parte 01

Na parte 1 dessa série você verá:

  • Quem pode se beneficiar de S.E.O?
  • Primeiros passos
  • Quais são os termos mais utilizados e o que significam
  • Aprenda a ver se seu site está no Google!
  • Por que meu site não está no Google?
  • Como colocar seu site no Google?
  • Será que você precisa de um especialista em S.E.O?

Você que tem, gerencia ou promove algum conteúdo on-line e quer aparecer na Rede de Pesquisa Google, este guia básico de S.E.O é feito especialmente para você.

Não perca essa oportunidade de aprender a ficar entre os primeiros resultados de pesquisa!

Quem pode se beneficiar de S.E.O?

Seja você o dono de uma empresa, proprietário de vários sites, deseja se tornar um especialista em SEO dentro de alguma agência ou até mesmo ser autodidata em SEO, este guia foi feito para você. Aqui você vai ter uma visão geral dos fundamentos de SEO conforme com as práticas recomendadas do Google. Aqui você não vai encontrar os “segredos para colocar seu site em primeiro lugar na rede de pesquisa do Google“, mas, por seguir as práticas recomendadas pela gigante da web, você vai agilizar os trabalhos do mecanismo de pesquisa que são: rastrear, indexar e compreender seu conteúdo.

De modo geral, todo o processo para otimizar seu site e conteúdo para os mecanismos de pesquisa (S.E.O) é feito com apenas algumas pequenas modificações no seu site. Pode parecer bem pouco quando vistas separadamente, porém, quanto são combinadas com as demais otimizações, elas trazem um impacto gigantesco na experiência do usuário (coisa que o Google valoriza e muito!) e uma melhora significativa nos resultados da rede de pesquisa de forma orgânica. Se você já trabalha em alguma área da internet, é possível que você já conheça alguns temas e termos que vamos falar nesse guia, até por que, muitos deles são essenciais para que qualquer página na internet funcione, mas nosso objetivo é fazer com que você consiga extrair o máximo proveito de todas as ferramentas e conteúdo a disposição!

SEO segundo o Google:

De acordo com o Google, para ir bem na rede de pesquisa “Você precisa criar seu site para beneficiar os usuários, e otimizar para cada vez mais melhorar a experiência deles.” E os próprios robôs do mecanismo de pesquisa são usuários, a única diferença é que o foco deles é ajudar outros usuários (pessoas reais, fazendo suas pesquisas) a descobrir seu conteúdo.

O SEO faz com que você ajude o mecanismo de pesquisa a entender perfeitamente seu conteúdo e apresentá-lo da melhor forma e na hora correta. Não importa se seu site é grande ou pequeno, ou com temas diferentes dos exemplos que vão ser utilizados neste guia, as regras de S.E.O são úteis para os mais diversos sites, com tipos e tamanhos diferentes. Esperamos que este guia seja útil para você e traga inspiração para novas ideias de como melhorar seu site.

Primeiros passos

Conhecer os termos básicos

Para falar sobre um assunto, seja ele técnico ou não, é importante conhecer os termos básicos, e ao falar de S.E.O isso não é diferente, então separamos alguns dos termos mais comuns que você irá ver neste guia e no seu dia a dia ao fazer pesquisas sobre otimização, além dos seus significados. Veja abaixo:

  • Índice: o Google armazena todas as páginas da Web conhecidas no índice. A entrada de índice de cada página descreve o conteúdo e o local (URL) de uma página. Indexar é quando o Google busca, lê e adiciona uma página ao índice. Exemplo: “O Google indexou várias páginas do meu site hoje
  • Rastreamento: é o processo de procura por páginas da Web novas ou atualizadas. O Google detecta URLs seguindo links, lendo sitemaps e usando outros meios. O Google rastreia a Web, procurando por novas páginas, e faz a indexação delas (quando apropriado).
  • Rastreador: é o software automatizado que rastreia (busca) páginas da Web e faz a indexação delas.
  • Googlebot: nome do rastreador do Google. “O Googlebot rastreia a Web constantemente.
  • SEO: a otimização de mecanismos de pesquisa é o processo de fazer melhorias no site voltadas para esses mecanismos. É também o cargo de quem trabalha com isso: “Acabamos de contratar um novo SEO para aprimorar nossa presença na Web.”

Veja se você já está no Google

Abra uma nova aba do navegador e faça o seguinte: 1° Digite “site:” sem as aspas e em seguida adicione a URL inicial do seu site, por exemplo: site:motoboysp.com.br. Se você ver algo como na imagem abaixo, quer dizer que seu site já está no Google.

Como saber se seu site já está no google
Como saber se seu site já está no Google

E se meu site não estiver no Google?

Embora o Google rastreie milhares de páginas diariamente e tenha um índice com mais de um trilhão de páginas, é impossível afirmar que todos os sites irão aparecer automaticamente. Quando um rastreador acaba não registrando seu site, geralmente é por um dos motivos abaixo:

  • O site não está bem conectado a outros sites na Web. (possuí poucos ou nenhum backlink)
  • Você acabou de enviar o site, e o Googlebot ainda não teve tempo suficiente para rastreá-lo.
  • O design dificulta ou a estrutura do site dificultam o rastreamento do conteúdo dele.
  • O Google acabou encontrando um erro ao tentar rastrear o site.
  • Sua política impede o Google de rastrear o site.

Como colocar meu site no Google então?

Apesar de o Google ser um mecanismo totalmente automatizado que explora a Web constantemente em busca de novos sites e páginas para indexar, e além disso, você não precisar fazer nada depois de postar o site na internet para que ele seja rastreado, em alguns casos pode acontecer de seu site não ser rastreado.

O próprio Google disponibiliza diretrizes para webmasters para criar um site compatível com a rede de pesquisa, porém não existem garantias que os rastreadores vão encontrar um site específico. Mas seguindo as diretrizes, você aumenta as chances de seu site aparecer nos resultados da pesquisa.

O Google Search Console (GSC) disponibiliza ferramentas para ajudar a enviar seu conteúdo para o Google, além de monitorar o desempenho dele na Pesquisa.

Listamos algumas perguntas básicas sobre seu site que você deve se fazer ao começar.

  • Meu site está aparecendo no Google?
  • O conteúdo que ofereço para os usuários é de alta qualidade?
  • Minha empresa local está aparecendo no Google?
  • Meu conteúdo é rápido e fácil de acessar em todos os dispositivos?
  • Meu site é seguro?

Será que você precisa de um especialista em S.E.O?

Um especialista em S.E.O é um profissional que tem o treinamento necessário para melhorar a sua nos mecanismos de pesquisa, eles podem por exemplo:

  • Otimizar seu site e poupar seu tempo tarefas puramente técnicas;
  • Diminuir ou até zerar o risco de seu site ser punido por violar uma regra do Google;
  • Fazer uma análise de conteúdo e estrutura do seu site;
  • Fazer uma consultoria técnica sobre o desenvolvimento de sites;
  • Pesquisar palavras-chave que podem ser exploradas em seu nicho;
  • Criar conteúdo de qualidade para seu site, blog ou landing-page;
  • Além de possuir experiência nos mais variados nichos;

Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso o quanto antes. O melhor momento para contratar um é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Dessa maneira, você e seu SEO podem garantir que seu site seja criado para ser otimizado para mecanismos de pesquisa do início ao fim. Porém, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.

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