Como a hospedagem afeta o SEO do seu site

Imagine a seguinte situação: você estuda e aprende a otimizar o SEO do seu site, faz um planejamento estratégico de palavras-chave, gasta tempo desenvolvendo o layout da página para aumentar as conversões e consegue uma boa posição no Google. Porém, quando seus leads tentam acessar a página ela está fora do ar, ou demora tanto para carregar que eles simplesmente desistem e vão para seu concorrente.

É isso que utilizar uma hospedagem ruim faz com seu site! E pior ainda, se essa experiencia ruim de usuário se mantém, todo o seu trabalho de otimização no Google vai por água a baixo, já que o Google deixará de indicar seu site entre os primeiros da rede de pesquisa.

Como saber se minha hospedagem é ruim e qual hospedagem escolher? Este artigo irá te mostrar.

Uptime ou disponibilidade

O Uptime (também conhecido como tempo de disponibilidade) é um dos principais fatores na hora de escolher sua hospedagem que mais irão impactar seu SEO. Essa métrica indica quanto tempo o servidor da hospedagem está funcionando sem interrupções. Quanto maior este número, maior o tempo que o seu site está disponível para os usuários.

Se seu site vive fora do ar, ou é instável, isso não só frustra seus visitantes como também afeta negativamente o SEO do site, resultando em um ranqueamento baixo nos mecanismos de busca. Não são raros encontrar sites que estavam bem posicionados, e por estarem em uma hospedagem ruim, apresentaram indisponibilidade e caíram no rankeamento.

Uma das hospedagens referências nesta métrica são as da Napoleon que oferecem 99,9% de uptime!

Velocidade importa

Um dos fatores de rankeamento do Google é velocidade do site, tanto que a empresa disponibiliza uma ferramenta para testar e identificar os problemas de velocidade, a Page Speed Insights. Então para estar bem posicionado é indispensável que seu site esteja otimizado e carregue com rapidez.

Utilizar um serviço de CDN, cache e otimizar as imagens continuam sendo ações importantes para aumentar a velocidade de carregamento do seu site, mas existe outro fator que pode interferir na velocidade com que suas páginas carregam: a Hospedagem.

Sempre que um usuário acessa uma página de um site, diversos recursos da hospedagem são utilizados, como processamento, memória e armazenamento. Por isso, quanto maior for tráfego do seu site, maior a quantidade de recursos que ele irá consumir do servidor.

As hospedagens dedicadas da Napoleon, possuem o melhor custo benefício entre desempenho e recursos disponíveis, com planos a partir de R$ 29,90 por mês, você garante uma hospedagem barata, rápida e com recursos de hospedagens internacionais.

SSL é indispensável

Em sua documentação, o Google afirmou que o certificado SSL conta como fator de ranqueamento. Além de passar mais segurança para seus clientes, esse certificado tem se tornado um fator cada vez mais importante, isso por que o SSL faz parte de uma iniciativa do próprio Google com outras empresas de tornar a internet mais segura.

Um certificado SSL custa em média U$ 200,00 por ano, porém, algumas hospedagens oferecem este benefício de forma gratuita, como no caso da Napoleon, que já entrega a hospedagem com seu certificado SSL ativo desde os planos mais básicos.

Fuja de hospedagens compartilhadas

Uma hospedagem compartilhada é dividida entre centenas de clientes. Isso faz com que os recursos do servidor sejam compartilhados entre os clientes, ou seja, se um “vizinho” de hospedagem, levar muito tráfego ou utilizar muitos recursos do servidor, seu site será prejudicado em desempenho, mesmo que você tenha feito de tudo para otimizá-lo.

Por isso, fuja de hospedagens compartilhadas e/ou gratuitas, elas são um “tiro no pé” quando se trata de negócios, fazendo o famoso barato sair caro.

Hoje, hospedagens dedicadas estão com o preço menor ou igual a hospedagens compartilhadas, por isso não faz nem sentindo cogitar esse tipo de produto.

Hospedagem dedicada Napoleon
Planos de hospedagem dedicada Napoleon a partir de R$ 29,90/mês.

Ter um bom suporte é essencial

Além de ter um site rápido, em um servidor seguro com SSL e dedicado, é essencial que a empresa de hospedagem ofereça um bom suporte. Recentemente recebi queixa de diversos clientes tendo problemas com as hospedagens mais famosas, como site fora do ar, lentidão, IPs sendo bloqueados, servidores inteiros com problemas de DNS, entre outros problemas. Porém, o maior problema é quando o suporte que deveria auxiliar o cliente, não tem conhecimento técnico para isso ou pior ainda, passa informações erradas, que podem levar a problemas maiores.

Eu mesmo já fui vítima de um suporte ruim desse tipo e acabei perdendo arquivos importantes por conta de orientações erradas do suporte inexperiente e impreciso de uma das “gigantes” do mercado de hospedagem.

Por isso, opte por hospedagens referencia no atendimento, de preferência a empresas que prestam o atendimento especializado via WhatsApp, como no caso da Napoleon, que se tornou referência no mercado nos últimos anos.

Conclusão: qual a relação a hospedagem e o SEO?

Como mostramos neste artigo, a hospedagem tem um papel muito importante no SEO do seu site. A boa Disponibilidade, velocidade, segurança são apenas alguns aspectos de uma hospedagem de qualidade, que podem impactar no SEO do seu site, além do suporte é claro.

Por isso, indicamos empresas como a Napoleon, que passam em todos os nossos requisitos de qualidade de serviço, custo benefício para o cliente e excelente suporte e atendimento. Confira os planos de hospedagem dedicada Napoleon clicando aqui.

Leonardo Lima

Artigos relacionados