Criar conteúdo de qualidade para o YouTube não é uma tarefa fácil, mas que gera muito resultado, como vimos no artigo “Como vídeos do YouTube podem levar mais tráfego orgânico para seu site“, por isso, em parceria com a produtora Murho, listamos 11 dicas essenciais para que você consiga gerar conteúdo de qualidade e que dê resultado em seu canal do YouTube.

Existem diversas práticas de marketing de vídeo que vão ajudar você a melhorar o conteúdo da sua marca no YouTube. Porém, tudo começa com o investimento na criação de conteúdo de qualidade. Este deve ser o norte da sua estratégia de marketing de vídeo.

Dica n°1: Faça cada vídeo em torno de uma palavra-chave ou tópico

Caso seu objetivo seja aumentar seu público no YouTube e levar tráfego para seu canal, é importante focar o conteúdo do seu vídeo em uma única palavra-chave ou tópico. 

Você pode usar ferramentas para pesquisa de palavras-chave como a YouTube Keyword da Ahref, que permitem focar sua pesquisa no YouTube, para encontrar os tópicos mais procurados. 

Dica n°2: Responda à comunidade do seu canal

Tenha isso como uma regra: sempre responda os comentários em seus vídeos. Isso mostra que você é um usuário ativo e envolvido na sua comunidade do YouTube.

Mesmo que às vezes você receba comentários negativos, os comentários fornecem muitas informações sobre o que SEU público gosta e o que eles acham que está faltando em SEU canal. Responder aos comentários, mostra que você está disposto a ouvir e se ajustar, transmitindo confiança e autoridade aos espectadores.

Dica n°3: Desenvolva seu próprio estilo e marca

É muito importante que seu canal tenha um tom único e estilo bem definido. Seja consistente com as artes, cores e iluminação que você usa.

Ter uma estética bem desenvolvida ajuda na identificação rápida de seus vídeos pelos usuários, mesmo quando eles não estão em seu canal. Isso fortalece a sua imagem e ajuda você a desenvolver sua própria marca.

Dica n°4: Use thumbnails exclusivas

As thumbnais (miniaturas) são um dos elementos mais importantes nos vídeos do YouTube. Quando os espectadores pesquisam um termo específico no YouTube, os resultados são exibidos na forma de thumbnail. Quanto mais chamativa a miniatura, maior a probabilidade de um usuário clicar nela.

Os pontos princiapais para uma boa miniatura são:

  • Ter uma pessoa na imagem, para ser mais pessoal
  • Incluir o título do vídeo na imagem em destaque, isso o torna mais descritivo
  • Manter-se consistente com a estética da sua marca

Dica n°5: Dê um toque pessoal ao seu canal

Pessoas não seguem marcas, pessoas seguem pessoas, por isso você precisa se conectar com seu público a um nível humano.

Se você segue YouTubers, provavelmente notou que muitos deles têm uma frase, um gesto ou uma música de introdução única que os identifica, como é no caso do nosso querido Alexandre Ubilla com sua frase icônica: “Fala nadador, fala nadadora…“. Pense em como você pode incorporar esses elementos em seu canal para se diferenciar.

Dica n°6: Qualidade de Gravação

Quando falamos de gravação, existem vários fatores aos quais você deve prestar atenção, incluindo a iluminação e qualidade do som, a produtora Murho é referência nesse quesito. Ao planejar seu vídeo, mantenha o contato visual com a câmera. Esse truque é simples, mas dá a impressão de que você está falando diretamente com a pessoa que está assistindo ao vídeo. Da mesma forma, use um tom amigável e não muito formal para que o usuário sinta que você está falando diretamente com ele.

Dica n°7: Conte histórias, transmita emoções

Tente ser criativo e apresente seu conteúdo de uma forma única. Não explique um conceito como se você fosse a Wikipedia, em vez disso, tente encontrar maneiras de se conectar com as pessoas.

Uma forma de alcançar essa conexão é através da narrativa. Histórias não apenas nos ajudam a entender e lembrar conceitos complexos, mas também apelam para as emoções do espectador.

Dica n°8: Crie vídeos bem estruturados

Antes de começar a gravar um vídeo, organize suas ideias por meio de um roteiro. Isso ajuda você a classificar suas ideias e simplificar os conceitos o máximo possível. Ao gravar, procure falar devagar e usar frases simples, além de incorporar recursos audiovisuais para explicar o assunto. 

Dica n°9: Agregue valor aos seus vídeos

Existem muitas marcas e pessoas criando conteúdo no YouTube, então provavelmente você encontrará vídeos semelhantes ao seu próprio. Então como se destacar da multidão? Agregue valor que sua concorrência não consegue.

Você pode convidar alguém referência no tópico sobre o qual está falando e entrevistá-lo. Ou, se você for um especialista do setor na área, não apenas explique o assunto, mas dê sua opinião.

Dica n°10: Continue evoluindo

Quando você encontrar um formato que funciona, pode ser fácil cair na armadilha de ficar preso em um ciclo e fazer a mesma coisa em todo vídeo. 

No marketing de vídeo (e no marketing em geral) nunca pare de inovar; se parar, você arrisca ficar para trás. Compare seus vídeos com os de outros YouTubers (mesmo que eles falem sobre assuntos totalmente diferentes!) e procure novas maneiras de melhorar seus vídeos ao longo do tempo.

Dica n°11: Seja você mesmo

Mesmo quando se está gravando para um canal corporativo, a personalidade é indispensável para se conectar com seu público.

Você não pode parecer um robô; procure encontrar um equilíbrio em seu tom entre soar calmo e espontâneo. Sua comunidade gostará de conhecer a pessoa por trás de sua empresa e seguirá você por quem você é, não apenas pelo conteúdo que você oferece.

Conclusão

Vimos que criar conteúdo dinâmico e de qualidade não é tarefa fácil, mas que traz muito resultado e engajamento, seja para uma marca ou para um indivíduo. Mas não se preocupe, você não está sozinho nessa jornada! Conte com a experiência e ajuda da produtora Murho e não perca nosso conteúdo te ajudando a alcançar um maior público.