Imagine-se na seguinte situação: você contrata um gerente de anúncios para preparar a melhor campanha de anúncios para seu produto, um designer para fazer criativos chamativos que atraiam os leads, e um desenvolvedor para montar sua landing-page. Os anúncios começam a rodar, leads começam a entrar na sua página, o painel do Facebook mostra centenas de impressões, cliques e conversões, mas você não vende nada, ou pior, não recebe nenhum contato! É de arrepiar não é? Mas é isso que acontece com centenas de empreendedores atualmente, tudo isso devido a um botãozinho, o do WhatsApp…

Quer saber como o botão do WhatsApp está matando seu negócio e como resolver esse problema? Leia com atenção esse artigo e deixe de jogar dinheiro fora.

O problema do botão do WhatsApp

Apesar de ser muito comum e fácil de detectar, muitos empreendedores acabam não percebendo o problema que ocorre ao colocar um botão de WhatsApp em sua página de vendas. Quer ver só: Nesse exato momento, seu WhatsApp web está sincronizado? E o dos seus clientes? Será que o WhatsApp deles está sincronizado quando eles acessam sua página?

Pode parecer uma coisa boba, mas centenas se não milhares de reais são literalmente jogados fora diariamente, porque em páginas de vendas, os desenvolvedores adicionam o botão de conversão para WhatsApp, e os leads ao clicarem e não estarem com a ferramenta sincronizada, acabam esfriando ou até uma desistindo de entrar em contato, diminuindo as vendas na ponta final.

Como saber se tenho esse problema em meu site?

Saber se sua empresa está enfrentando esse problema, é algo fácil e simples de identificar, basta responder as seguintes perguntas:

  • Seu painel de anúncios, seja Google Ads ou Facebook, apresenta mais conversões do que você realmente teve?
  • A quantidade de cliques na página é desproporcional a quantidade de contatos reais?
  • Ao acessar sua página e clicar no botão de WhatsApp, o cliente é redirecionado para o link de contato direto ou passar por um formulário de captura primeiro?

Caso seu painel de anúncios apresente muito mais conversões do que sua empresa realmente teve, e/ou a quantidade de cliques for desproporcional a quantidade de contatos, algo como 10 para 1 ou maior (sendo 10 cliques para 1 contato) e seus clientes são direcionados automaticamente para o link de contato, sem preencher um formulário, então você já está deixando dinheiro na mesa e não sabe.

Como resolver o problema do WhatsApp no site?

Para resolver este problema, primeiramente você tem que entender por que ele ocorre. Visto que, muitos gerentes de anúncio costumam configurar as conversões associadas ao “clique” no botão, a ferramenta, seja ela Google Ads ou Facebook, irá contabilizar sempre que um lead “clicar” no botão e não quando uma conversa for iniciada.

Isso é um problema, pois o cliente pode não estar com o WhatsApp sincronizado e assim não dar andamento no contato, porém a plataforma de anúncios irá contabilizar uma conversão, que nesse caso, se torna um falso positivo.

Para resolver isso, basta que seja capturado o contato do cliente antes de redirecioná-lo para o WhatsApp. Mas surge uma dúvida, como fazer isso?

Como capturar contatos de forma segura

A forma mais simples e segura de capturar os contatos dos seus leads, é por utilizar um formulário de contato simples, onde seu lead irá preencher o número de WhatsApp e somente depois será direcionado para o link da conversa. Assim, em seu painel administrativo, você terá estes números salvos para entrar em contato, mesmo que o lead desista da conversa no meio do caminho, seja por não ter o WhatsApp sincronizado ou outro motivo.

Veja como fazer isso, na prática, em seu site wordpress:

1° opção: peça para nosso time fazer a implementação para sua empresa: basta clicar neste link e solicitar esse serviço, será um prazer te ajudar.

2° opção: baixando nosso modelo pronto para elementor. Clique neste link, faça o download de nosso modelo de formulário e siga o passo a passo abaixo:

1) Extraia os arquivos baixados em uma pasta de sua preferência.

2) Adicione uma nova página em seu site, ela será usada para redirecionar os leads e contabilizar as conversões na plataforma de anúncios. Personalize esta página e não permita a indexação, usando o plugin Yoast SEO.

3) Clique em “Elementor”, depois em “Código personalizado” e em “Adicionar novo”, conforme a imagem abaixo:

Como o WhatsApp está matando seu negócio - step 1

4) Configure conforme a imagem abaixo, usando o código a seguir:

<script>
 setTimeout(function() {
 window.location = "https://api.whatsapp.com/send?phone=55"
 }, 5000);
</script>

Lembre-se de editar o código colando sua URL de redirecionamento. Caso ainda não tenha uma, gere a sua clicando aqui.

Como o WhatsApp está matando seu negócio - step 2

5) Clique em “Publicar” e preencha conforme a imagem abaixo, porém, selecionando sua página de conversão criada anteriormente, depois clique em “Save & Close”

Como o WhatsApp está matando seu negócio - step 3

Com esses passos feitos, podemos iniciar a configuração do formulário popup de captura.

6) Clique em “Elementor”, depois em “Modelos salvos” e em seguida no botão “Importar modelos”.

Como o WhatsApp está matando seu negócio - step 4

7) Clique em Escolher aquivo.

Como o WhatsApp está matando seu negócio - step 5

8) Extraia o arquivo zip baixado e selecione o arquivo “Whatsapp_popup_form.json”, depois clique em “importar agora”.

Como o WhatsApp está matando seu negócio - step 6
9) Clique em “Editar com Elementor” e aguarde a página de edição carregar.
Como o WhatsApp está matando seu negócio - step 7

10) Clique no campo de preenchimento do formulário para editá-lo.

Como o WhatsApp está matando seu negócio - step 8
11) Role a barra lateral esquerda até encontrar a opção “Redirecionar” e em “redirecionar para”, selecione a URL da página de redirecionamento criada.
Como o WhatsApp está matando seu negócio - step 9

12) Clique em “Atualizar” e depois no link “Save & Close”.

Como o WhatsApp está matando seu negócio - step 10

Pronto! A partir de agora, basta utilizar este popup no lugar do link direto do WhatsApp e capturar seus contatos da melhor forma possível, garantindo conversões mais precisas e uma base de clientes real.

Não se esqueça de ativar o recapcha para este tipo de formulário para evitar spam e trazer mais segurança para seus clientes.

Caso tenha alguma dúvida sobre como utilizar este popup, clique aqui e nossa equipe terá prazer em te ajudar a configurar essa poderosa ferramenta!

Siga essas dicas e sua empresa não irá arriscar perder clientes por conta do botão do WhatsApp! Gostou? Compartilhe este artigo com seus amigos e parceiros.